Vestimenta

VestimentaUm ruído e estrondo de tambores e gongos soam em um teatro da Ópera Chinesa em Taipei enquanto um jovem guerreiro aparece no palco com tradicional vestimenta chinesa. De sua cabeça ascendem duas longas plumagens, traçando no ar cada movimento e gesto feito por ele. Alguns podem pensar que estas plumagens são simplesmente ornamentais, mas de fato elas tem origem nas vestimentas de guerra do período Warring States (475-221 A.C.). Duas penas de um ho (um tipo de faisão bom de luta) foi inserido no elmo de guerreiros deste período para simbolizar um espírito corajoso e bélico, como do ho. Uma surpreendente característica da tradicional vestimenta chinesa é que não é somente uma expressão externa de elegância, mas também um simbolismo interno. Cada e toda peça de roupa tradicional comunica uma vitalidade por si própria. Esta combinação de forma externa com simbolismo interno é claramente exemplificada no par de penas do faisão lutador usadas nos elmos.

Objetos encontrados em restos arqueológicos da cultura chinesa Shantingtung, que floresceram por mais de 18.000 anos, como agulhas de costura feita de ossos e contas e conchas de pedra com orifícios, atestam à existência do conceito de ornamentação e a arte de costura naquela época. Variedade e sistema em vestimenta foram adotados em meados da era do Imperador Amarelo e dos Imperadores Yao e Shun (aproximadamente 4,500 anos atrás). Restos de seda tecida e artigos de linho e figuras cerâmicas antigas demonstram a sofisticação e o refinamento das vestimentas mais adiante na Dinastia Shang (16º a 11º século A.C.).

Os três tipos principais da tradicional vestimenta chinesa são o pien-fu, o ch’ang-p’ao ou um longo robe e o shen-i. Típico destes três tipos de roupas, além de seus cortes largos e mangas volumosas, era um padrão que utilizava principalmente linhas retas e um ajuste solto formando dobras naturais, independente se o artigo de vestuário era pendurado diretamente ou era usado com uma faixa à cintura. Todos os tipos de artigos do tradicional vestuário chinês, túnicas e calças compridas ou túnicas e saias, utilizavam um número mínimo de pontos para a quantia de pano usada. E por causa de seu padrão e estrutura relativamente plana, extremidades bordadas, faixas decoradas, pano ou sedas drapejados, decorações nos ombros e faixas eram sempre adicionadas como ornamentação. Estas faixas decorativas, bordas aplicadas e padrões ricamente bordados ricamente variados vieram a ser uma das características sem igual da tradicional vestimenta chinesa.

Cores mais escuras eram favorecidas sobre as mais claras nas tradicionais vestes chinesas, assim a cor principal da roupa cerimonial tendia a ser escura, acentuada com bordado elaborado ou padrões de tapeçaria feitos em cores luminosas. As cores claras eram mais freqüentemente usadas pelas pessoas comuns em roupas para todos os dias e para a casa. Os chineses associam certas cores com estações específicas, por exemplo, verde representa primavera, vermelho o verão, branco para o outono e preto para o inverno. Pode-se dizer que os chineses têm um sistema completamente desenvolvido de emparelhar, coordenar e contrastar cores e sombras de luz e escuridão em seu vestuário.

Hoje em dia, desenhistas de moda na República da China em Taiwan estão descobrindo novas maneiras de combinar livremente estéticas de moda moderna e tendências com tradicionais símbolos chineses. A grande riqueza da fonte de material resultou em uma pletora de padrões de olhos de gato para vestimentas de crianças e pessoas jovens, inclusive deidades guardiãs, leões, os oito trigramas e máscaras das personagens da Ópera Chinesa. Outra antiga fonte de padrões impressos, tecidos, bordados e aplicados em roupas é o bronze chinês. Alguns destes padrões distintivos e incomuns incluem dragões, phoenixes, nuvens e raios. Motivos da tradicional pintura chinesa, fortes ou refinados, freqüentemente encontravam seu modo em padrões de tecido ou impressos, criando um olhar bonito e notável.


Um alto nível de sofisticação na vestimenta era aparente nos figurinos de barro da Dinastia Tang.

O tradicional Macrame chinês tem largas aplicações na moda; pode ser usado para ornamentar bordas, ombros, justilhos, bolsos, costuras e fendas, como também em cintos, enfeites para o cabelo e colares. Alguns exemplos prósperos de combinações de elementos modernos e da moda tradicional são a moderna tiara nupcial, baseado em um padrão da Dinastia Sung, originalmente usada em cima de um penteado encaracolado; a faixa bordada do estilo da Província Hunan é feita nas tradicionais cores chinesas de puro vermelho, azul e verde; e tradicionais sachês e pingentes.

O ch’i-p’ao é um padrão Manchu tradicional ainda popular hoje.

Na moderna sociedade de Taiwan, os homens são vistos freqüentemente em ocasiões sociais usando o tradicional e refinado vestido longo chinês; as mulheres usam freqüentemente o ch’i-p’ao, uma forma modificada da moda da tradicional da Dinastia Ch’ing, em ocasiões formais. Há infinitas variações de altura, comprimento, largura e ornamentação no colarinho, mangas, comprimento da saia e corte básico desta elegante e feminina moda Oriental. Destes exemplos, pode ser visto como a tradicional vestimenta chinesa é a primavera da moda moderna.

No museu de cera da Cultura Chinesa e Centro de Filmes em Taipei, e no Museu de Fantasias e Enfeites da Casa Shih Chien da Faculdade de Economia, você pode ver coleções cuidadosamente pesquisadas das tradicionais vestimentas de tradicionais homens e mulheres chineses de vários anos. Uma visita para uma destas coleções é agradável e educativa.

As pessoas de Taiwan não só incorporam a tradicional vestimenta chinesa na vida moderna; eles desenvolveram as antigas técnicas chinesas de fazer, torcer e tecer seda e criaram modernas indústrias têxteis ao seu redor. Por estas indústrias, os residentes de ROC podem desfrutar da bela moda com características tradicionais e o moderno chique.

4 comentários em “Vestimenta

  1. gostaria de adquirir ou alugar um traje tradicional japones de gueixa como o do filme memorias de uma queixa, mas a pesquisa por mais que eu direcione cai em filme porno, fantasia de cigano menos o traje tipico .Os kimonos devem ser vendidos ou alugados estranho nao se ter um site especifico.

    L

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s