O DÉCIMO TERCEIRO LIVRO

O LIVRO DO MORTO
(escrito no lutador de sumô)

Peito

A morte não é necessariamente um livro velho e usado
Com páginas secas.
Pode haver mil páginas
De um texto forte e brilhante
Num corpo poderoso,
Mantido ereto por uma espinha forte.
O coração quase não bate, pois a quietude foi alcançada,
O torso é como uma rocha,
As pernas estão enraizadas, a tinta está segura.
Se as palavras na morte podem ser consideradas esvaecidas
E murchas – onde estará a dignidade em morrer?

Perna

“Estou velho”, disse o livro.
“Eu estou mais velho”, falou o corpo.
Arrepios gelados do pé para cima.

Braço

Diferentemente da água, o papel não se congela
Ou se condensa em vapor
Ele não ferve.

Costas

O livro para terminar todos os livros.
O livro final.
Depois dele não há mais escrita
Não mais publicação.
O editor deveria se aposentar

Barriga

Os olhos enfraquecem, a luz se ofusca.
Os olhos estão semiserrados. Eles piscam.
A palavra é vítima da falência do foco.
A tinta esmaece, porém a impressão se intensifica.
No fim as páginas apenas sussurram em deferência.
O desejo diminui.
Apesar dos sonhos de amor ainda perdurarem
A esperança de consumação diminui,
Qual será o final de todas essas esperanças e desejos?
Aqui vem o final.

Nádegas

Esta é a escrita de Nagiko Kiyohara no Motosuke Sei Shonagon,
E eu sei que você chantageou, violou e humilhou meu pai.
Eu suspeito que você também arruinou meu marido.
Você agora cometeu o maior dos crimes
Você dessacralizou o corpo do meu amante.
Você e eu sabemos que você já viveu tempo demais.

O editor lê, entre atônito e conformado, o texto do último livro. O lutador de sumô, no
qual o livro está escrito, corta o pescoço do editor com a sua anuência.
A honra do pai e do amante de Nagiko está vingada.

3 comentários em “O DÉCIMO TERCEIRO LIVRO

Deixe um comentário

